SDN - Redes Definidas por Software

O curso fará uma abordagem teórica e prática da tecnologia de Redes Definidas por Software (SDN), um paradigma emergente em redes de computadores. O SDN representa uma separação clara entre o plano de controle e o plano de dados, permitindo que um software centralizado possa definir o comportamento de um rede inteira. No entanto, atualmente o conceito de separação dos planos de rede já está consolidado e o foco de SDN concentra-se no desenvolvimento de interfaces programáticas em equipamentos de rede. Com isso, as organizações de TI podem automatizar as tarefas como configuração e gerência da rede, além de prover a capacidade de se responder dinamicamente a eventos na rede ou a necessidades específicas de um determinado contexto.

Portanto, o curso apresentará e discutirá casos de uso e aplicações de Redes Definidas por Software, com a execução de exercícios práticos. Será utilizado o ONOS, controlador de grande porte usado inclusive por operadoras de telecomunicações, dando a oportunidade ao aluno de vivenciar as tecnologias mais recentes em redes programáveis. As práticas serão executadas no ambiente de emulação Minimet e também no testbed disponibilizado pelo projeto Fibre, de Internet do Futuro.

Pré-requisitos: experiência em redes de computadores e administração de sistemas Linux; noções de programação orientada a objetos; facilidade para configuração e depuração de redes em ambientes Linux.

Conhecimentos desejáveis: conhecimentos gerais de gerência de redes de computadores; noção geral de SDN e do protocolo OpenFlow; experiência com a linguagem de programação Java; conhecimento em ambientes de virtualização de redes, como o Mininet.

Instrutores

Dorgival Guedes (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)) [BR]

Dorgival Guedes é doutor em Ciência da Computação pela Universidade do Arizona (EUA), engenheiro eletricista (1988) e mestre em Ciência da Computação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante seu mestrado, foi um dos primeiros administradores do que viria a se tornar o PoP-MG. Atualmente, é professor associado do Departamento de Ciência da Computação e foi pesquisador visitante do International Computer Science Institute (ICSI) e da Universidade da Califórnia, em 2011. Suas áreas de interesse incluem Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Sistemas Operacionais, especialmente onde elas se relacionam à escalabilidade de aplicações globalmente distribuídas, incluindo áreas como Computação em Nuvem, Big Data e Redes Definidas por Software. Nos últimos anos, tem trabalhado na divulgação de Redes Definidas por Software com um mini-curso no SBRC 2012 e palestras na Escola de Verão do DCC/UFMG (2014 e 2015).

Heitor Motta Belisário de Moraes (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)) [BR]

Heitor Motta Belisário é graduado em Ciência da Computação (2006), com especialização em Redes de Telecomunicações (2009) e mestrado em Ciência da Computação (2014), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2004, trabalha no Ponto de Presença da RNP em Minas Gerais (PoP-MG), auxiliando a operação da rede e, principalmente, a implantação de novas tecnologias. Além da área de redes, tem interesse pelas áreas de virtualização, sistemas operacionais e sistemas embarcados. Durante seu mestrado, trabalhou no desenvolvimento de um sistema que utilizava Redes Definidas por Software para prover isolamento entre as redes virtuais de uma plataforma de infraestrutura como serviço (IaaS).

Luis Felipe Martins (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)) [BR]

Luis Felipe Martins é analista de TI do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e administrador de redes no Ponto de Presença da RNP em Minas Gerais (PoP-MG). Graduado em Ciência da Computação pela UFMG e mestrando na mesma Instituição na área de redes, com ênfase em Redes Definidas por Software (SDN). Profissional com experiência na administração de infraestrutura de Datacenter e de redes de computadores, administração de sistemas e suporte técnico a usuários de serviços de TI.

Voltar