Automação de conexões Ethernet utilizando filtros

O serviço de conectividade Camada 2 consiste no estabelecimento de conexões Ethernet ponto a ponto ou multiponto, entre dois ou mais Pontos de Presença da RNP, para interconectar clientes ou atender a demandas internas. Já o projeto Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmicos (ATER) propõe a automação do uso dessas conexões pela identificação de fluxos de pacotes que transportam grandes volumes de dados, criando circuitos ponto a ponto virtuais dedicados para enviá-los.

O curso visa capacitar os interessados na implantação da infraestrutura necessária nos PoPs para permitir o uso dessa modalidade de serviço. Serão apresentadas as motivações para uso, a visão geral da modalidade de serviço e a integração com o aprovisionamento dinâmico de circuitos Ethernet ponto a ponto, além dos procedimentos para implantação e configuração da modalidade e as noções de uso, com foco em tarefas administrativas.

Pré-requisitos: conhecimentos básicos de redes de computadores (endereçamento IPv4, protocolos de transporte TCP e UDP) e de Linux (manipulação de terminal modo texto e instalação de pacotes).

Conhecimentos desejáveis: sobre protocolos de camada de enlace (Ethernet, VLAN) e sobre OpenFlow.

Instrutores

Micael Mello (Universidade Federal de Goiás (UFG)) [BR]
Instrutor

Micael Mello é graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem interesse em pesquisas nas áreas de Redes de Alta Velocidade, Avaliação de Desempenho, Redes Sem Fio e Mobilidade.

Bruno Soares da Silva [BR]
Monitor

Bruno Soares da Silva é aluno de Engenharia de Software na Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do Laboratório de Redes e Sistemas Distribuídos (LABORA). Seus interesses incluem segurança, sistemas distribuídos, redes de alta velocidade, redes sem Fio e mobilidade.

Voltar